segunda-feira, 18 de maio de 2009

PENSAMENTOS DISPERSOS


Sou uma pessoa de hábitos estranhos! Dizem.

Mas o hábito mais estranho que tenho, talvez seja o de sonhar! Sonho muito, a qualquer hora, em qualquer lugar. Não se trata daquela coisa: Eu tenho um sonho - quero ser empresária, ou quero tirar um curso, casar, ter um filho... não. Sonho! Invento situações, factos, conversas, coisas, e vivo-as na minha imaginação. Sonho sempre antes de adormecer! São os meus filmes, sempre inacabados!

Conheci um fulano que me disse sonhar muito. Perguntei-lhe o que queria dizer e disse-me exatamente isto que eu disse.
Há tempos perguntei a um amigo: "Os homens também sonham?" E ele respondeu-me que sim. Não me lembro se chegou a esclarecer-me quanto ao assunto pois eu já tinha bebido demais. Possivelmente nem lhe teria perguntado, não fosse isso.

A minha questão é: As pessoas sonham? Assim, desta forma... quase ridícula, senão mesmo, ridícula?! Porque isso me inquieta, no sentido de me intrigar: Não seja uma psicose ou qualquer anomalia, pus a questão ao meu filho, dado que já tem 15 anos... "Sim" - Respondeu-me. - "Sonho muito:"
"Mas, diz-me... sonhas como? Inventas coisas, factos, situações, diálogos, locais, histórias que tu próprio vives?..." - Questionei. - "Claro. Estou sempre a inventar situações nos meus sonhos." - Respondeu-me.
Ainda assim... não sosseguei. Ele é meu filho, pode ser uma questão genética!... E se os outros não sonham assim? E se isto for um hábito estranho?! Continuo sem resposta.

Claro que o que sonho nunca me acontece! Mas isso não me preocupa. O que me preocupa é acontecer-me o que estou longe de sonhar! O acaso, o imprevísivel, o inesperado! O inesperado... aquilo sobre o qual não temos controlo! As emoções... apaixonadas, vivas, reais!


.


Wich Will - Nick Drake

Um comentário:

Anônimo disse...

Sim os homens sonham, eu sonho dessa mesma forma. Não importa se vai se realizar ou não, o que importa é viver aquele momento de sonhos... Não é um sonho de ter uma coisa ou uma meta de vida. É um sonho fora da nossa realidade é como se vivêssemos uma vida a parte... Um momento com uma pessoa querida ou até com um desconhecido em um lugar incomum...Uma noite na praia a luz do luar com um vento quente de verão com um bom vinho e uma boa companhia realmente é um sonho... Sonho que particularmente já vivi e continuo vivendo em meu mundo de sonhos a parte... todos os dias antes de dormir sonho bastante com um momento perfeito ou com uma realização perfeita... E mergulho nos meus pensamentos que até hoje também não se realizaram... Tudo parece um grande feito fora da sanidade, mais é lindo e só o sonhador é quem sabe o quanto é... E só nas palavras escritas é podemos transmitir o que sentimos...
Sonhar é uma coisa que vem da nossa infância, aquele momento que nos sentimos seguros como se estivéssemos no útero de nossas mães. É aquele instante que tínhamos amor e segurança e que nossas mentes guardam em sua subconsciência. E tudo aquilo que nos parece com aquele momento; e em todo o resto de nossas vidas se torna um sonho, um momento de nirvana de felicidade... Mais também temos nossos sonhos adicionais ao longo de nossas vidas... E os criamos ao ver um filme ou sena que nos colocássemos nos lugares dos personagens principais e gravássemos aquilo na nossa caixinha de sonhos. E então passamos a sonhas cada vez mais no decorrer de nossas vidas... Pra mim sonhar também me ajuda muito a distrair minha cabeça quando a vida não anda nada boa e os nervos estão a flor da pele...

Por: Jorge


Colocarei está resposta em meu blog, não posso perder este momento que tive de reflexão.
Suas palavras ativamm meus sentidos.