segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ENQUANTO O COMBÓIO NÃO VEM

Foto: Trás-os-Montes - Rio Tua
.
Quero acreditar que tudo faz sentido, até aquilo que não tem sentido nenhum. Há coisas que morreram em mim, como se nunca tivessem sido. E quando me vêm à memória, não me reconheço, sinto-me uma estranha que um dia acampou dentro de mim e partiu sem deixar rasto. Ainda assim, penso que tudo deveria fazer um sentido qualquer, para a vida não se assemelhar a um jogo, a um baralhar de cartas, a um lançar de dados - às vezes a favor outras contra.
Por vezes sou obrigada a concluir que quando encontro o que procuro não encontro nada. Terei de perceber que não adianta procurar. O encontro serve apenas para reafirmar aquilo que já sei por dever de inteligência: não se procura o absurdo. Porém, resta-me uma dúvida: o que é o absurdo? Encontro e vejo, quase de imedito, a imagem a desaparecer num espelho que se embacia, e os pormenores passam a contornos abstractos que só de longe, de muito longe se observam. Possivelmente não procuro nada, apenas não quero desagarrar o desafio que prendi entre os dedos
Às vezes transgrido. Só para por à prova o princípio que nada acontece por acaso. E, por acaso, acontecem-me coisas. Embriago-me, avivo-me, reanimo-me, restituio-me. É só para ver se tudo faz sentido. E depois o constrangimento da percepção do sentido nenhum. Penso que a minha alma ficaria maior se tivesse um blog cor-de-rosa ou falasse de Deus. Sou pequena e acho que nem tudo vale a pena. Paciência! Ele dirá que isto não é filosofia, somente orgulho. E eu direi que sim, um insuportável orgulho que me leva a dizer-lhe que não. Gosto de romãs e não como romãs. Tantos caroços cansam-me. E gosto de o ver comer romãs. Há uma sensualidade inesgotável no modo como ele come romãs. Sou impelida a transgredir por via das romãs. Só para, depois, me poder interrogar se há alguma coisa que faça sentido.
.
Oh No - Andrew Bird

2 comentários:

Anônimo disse...

"Gosto de romãs e não como romãs. Tantos caroços cansam-me."

Faz tanto sentido como não faz nenhum. És tu que escolhes, e convêm que o faças. E pergunto eu: fazes?

espinhos e outras flores disse...

Não se trata apenas de gostar de romãs, mas de gostar de as descascar lentamente, colher-lhe os gomos, saborear-lhe o sumo... e até aproveitar-lhe os caroços.O problema é que há em mim um cansaço enorme e só vejo caroços!
Penso que escolher ou não escolher não é a questão. A minha mãe costumava dizer-me: "tanto queres escolher que acabarás por perder e quem muito escolhe, pouco acerta."Houve um tempo em que fiz as minhas escolhas, certas ou não, não me levaram a lado nenhum.Hoje penso que o acaso dita as regras.Até porque algumas das minhas escolhas dependem das escolhas dos outros e aquilo que eu escolho não me escolhe. Ingrato não é?

E tu fazes as tuas escolhas?

Andei toda a tarde a pensar nisto, distraída, sem saber como interpretar e o que responder.
Um dia, um arguido, foi aconselhado a não falar. Foi também alertado pelo meretíssimo do direito ao silêncio e que este não o podia prejudicar. O certo é que falou e desbocou-se todo, no pressuposto - errado - de que quem cala consente, nem ligou ao que lhe foi dito.
Ora, no pressuposto - certamente errado - de que se trata de um certo anónimo e com um significado pessoal, estive quase a desbocar-me. Mas como sou cautelosa fico por aqui.

Mas diz-me, tu fazes sempre as tuas escolhas? Acreditas mesmo que nada acontece por acaso?