sexta-feira, 24 de junho de 2011

ESTRANHO UNIVERSO!



Quando escrevo em representação e nome de um cliente, principalmente tratando-se de afectos, faço-o com emotividade e uma eloquência que me é característica, porque não sei que de outra forma se poderá falar de afectos. O amor, seja em que vertente for, é, em si mesmo, um tema quente e emocional, logo, exige expressividade. Por isso, ofereço aos textos um grande empenho por forma a dar-lhes vida com vista a tocar o receptor naquilo que há de mais profundo no ser humano. Porque o ser humano é um ser essencialmente emotivo e reactivo às emoções dos outros.
Hoje virei-me para o cliente que tinha de ir falar/defender aquilo que eu já tinha entregue por escrito e disse-lhe: -Não se preocupe, só tem de dizer o que sente, fale do seu amor, fale com o coração. Em suma: deixe o seu coração falar. Ninguém é indiferente ao amor.
E ele falou, falou, falou... e não disse nada! Sem expressão alguma no rosto ou nos gestos, sem qualquer emoção! Na verdade, não falou de amor! Porque do amor, não se fala assim! Não! Fiquei a ouvi-lo, a olhar para ele e a questionar-me onde é que andaria o coração deste homem! Onde estava aquela pessoa cujos sentimentos eu descrevi em páginas várias de verdadeira prosa? Fui eu que a criei com a minha imaginação? O que estariam a sentir e a pensar aquelas outras pessoas? O mesmo que eu?
Mas é quase sempre assim quando se trata de homens! Com eles acontece-me frequentemente! Ainda não percebi porque é que a  maioria  os homens (não quero ser injusta), tem tanta dificuldade em expressar e exprimir as emoções na frente de outras pessoas. Parecem blocos de cimento! É tão dificil assim falar de afectos!? Custa dizer que se sente amor? Estamos a lutar por uma pessoa e não deixamos transparecer os sentimentos, deixamos a sensação que se está a lutar por um objecto!
Que frustração! Já não sei se sou eu que invento os outros, os sentimentos dos outros ou se os outros não sabem mostrar os seus próprios sentimentos!
Quando saímos, desanimada comentei: - Não lhe disse para falar com o coração, que tinha de deixar o coração falar sobre os seus sentimentos? - Ele ficou a olhar para mim com cara de parvo e respondeu: - Fiz o meu melhor. - Incrível! - Pensei. Que resultado é que este homem pode esperar da outra parte? Ah minhas ricas palavras! 
Gostava de conhecer o universo interior dos homens. Serão eles tão desprovidos de emoções ou será tudo uma questão de expressão?!  

Nenhum comentário: