terça-feira, 1 de março de 2011

MOMENTOS ÚNICOS!

Há pouco, o meu filho entrou pela cozinha a gritar: - Mãe, tens os telefones a tocar sem parar, há montes de tempo! Lá fui a correr.
- Já estava desesperada! Não sabia o que fazer se não me atendesses. - Disse ela.
- Passa-se alguma coisa? - Perguntei.
- Estou a ouvir e a ver passarinhos por todo o lado! - Respondeu.
Nem foi preciso ela dizer mais nada! Imediatamente percebi o que se estava a passar. Palavras para quê?!
- Ele ligou-me. Disse que queria voltar a encontrar-se comigo. Estou que não posso! Bebi um copo de vinho, deitei-me sobre a cama e só vejo passarinhos no tecto! Mas o que é que se passa comigo! Isto é mesmo paixão? Diz-me, diz-me que isto é normal, que é normal eu sentir-me assim, com o estomago às voltas!
Se isso é normal?! É maravilhoso! Pensei.
Esta minha amiga é muito depressiva, angustiada e insegura, mas também é muito divertida. Separou-se recentemente, depois de um casamento de 18 anos e agora é assim, uma paixão atrás da outra. No fundo, o que ela anseia é amar e sentir-se amada. No fundo, é o que todos ansiamos.
Ainda esta tarde fomos lanchar e ela dizia-me. - Sinto-me tão feliz e tão parva, pareço uma dolescente! E se ele não quiser voltar a estar comigo e se não me voltar a ligar?
- És tão pessimista! Não te preocupes. Repara bem que ainda faltam 10 meses até o ano terminar. Uma paixão por mês, vê bem o que ainda tens para viver! 
- Estás a gozar comigo? - Perguntou a rir-se.
- Eu? Não, claro que não. Estou a brincar contigo. Estou a tentar dizer-te que não vale a pena sofrer por antecipação e que, seja o que for, não vale a pena sofrer, tudo passa e agora já sabes isso. Ele vai-te ligar. E, se não ligar... está a começar um novo mês...
- Ai! És terrivel! Estás sempre a falar a sério e a gozar ao mesmo tempo!
- Nada disso. Admiro-te, tens uma capacidade incrível para sofrer e também para te reapaixonares. Eu não sou assim. Raramente vou ao fundo, consigo aceitar os desaires sem caír de rastos mas, por outro lado, vivo sentimentos intensos e duradouros, com um conformismo estúpido! Admiro essa tua inconstância!
Mas, voltando ao telefonema, dizia ela:
- E agora o que é que eu faço? Diz-me o que é devo fazer, que eu sou toda ouvidos.
- Amanhã - não de madrugada, não é preciso ir a correr - a meio da manhã para não pareceres demasiado ansiosa, manda-lhe uma mensagem com qualquer coisita amorosa, do género "adorei o teu telefonema que me pôs a sonhar. Bom trabalho, beijinho."
- Achas?
- Sem dúvida.
- Tu mandavas?
- Eu não.
- Eu sabia que tu não mandavas.
- Mas eu não sou um bom exemplo, nunca faço o que devo fazer ou o que aconselho.
- Mas porquê?
- Porque eu sou uma idiota! Mas lembra-te de uma coisa, se o telefonema dele te deixou a ouvir passarinhos, a tua mensagem pode deixá-lo a ouvir violinos. Homens e mulheres não são tão diferentes quanto isso! No que toca ao amor, todos se alimentam do mesmo: da deliciosa pirosice romântica. E, se assim não for, não vale a pena!
- Amanhã mando-lhe a mensagem, sem dúvida! E tu?
- Eu? Eu não tenho os astros a meu favor. Parece que só no final do mês é que as coisas vão mudar, ou seja, na Primavera. Estou tranquila.

Nenhum comentário: