terça-feira, 22 de junho de 2010

PENSAMENTOS DISPERSOS


"... quando o peso das palavras é enorme e soltá-las é ao mesmo tempo, um castigo e um desejo." - António Paiva, Pedaços de Vida e Fantasia -


Levo a vida a controlar as emoções, a transformar tudo em racionalidade e sensatez, a medir distâncias e consequências. Faço-o porque assim sou. Faz parte da minha essência, essa coisa que a cada um pertence como o ADN e que nos distingue de todos os outros, essa coisa que eu digo ser praticamente imutável. Faço-o porque tenho medo de ser rejeitada, de perder o controlo, de errar. Faço-o porque medito sobre tudo e tudo observo minuciosamente.


Mas tenho esta inquietante "alma", este ser que vive cá dentro, que arromba as entranhas e irrompe para fora de mim desobediente e descontroladamente, quando eu menos o espero. Não sou apenas este pedaço de carne, este monte de ossos, sou esta espiritualidade vádia que me foge, me troca as voltas e me espanta. Dizer que tenho uma alma será sempre uma boa desculpa para justificar como sou feliz com estes pequenos projectos do imaginário. Dizer que tenho uma alma será sempre uma boa desculpa para dizer que sou tola, sabendo de antemão que o sou efectivamente. E, sinceramente, eu faria um esforço enorme para nunca deixar de o ser, porque é, na minha essência, no meu todo, a parte que mais aprecio. Mas não preciso de me esforçar, porque, repito, há coisas praticamente imutáveis.


"Creio, primeiro, que o mundo em nada nos melhora, que nascemos estrelas de brilho ímpar, o que quer dizer, por um lado, que nada na vida vale o homem que somos, por outro lado que homem algum pode substituir a outro homem . Penso, portanto, que a natureza é bela na medida em que reflecte a nossa beleza, que o amor que temos pelos outros é o amor que temos pelo que neles de nós se reflecte, como o ódio que lhes sintamos é o desagrado por nossas próprias deficiências, e que afinal Deus é grande na medida em que somos grandes nós mesmos: o tempo que vivemos, se for mesquinho, amesquinha o eterno." - Agostinho da Silva. (Como eu gosto deste pequeno grande texto!)
.
Sunlight - Kyte

Nenhum comentário: