sexta-feira, 9 de julho de 2010

PENSAMENTOS DISPERSOS


Há pouco liguei a um amigo e perguntei-lhe se tinha tempo para se sentar comigo esta tarde, para beber uma caipirinha e conversar. É que só um lunático como ele pode partilhar das minhas lunatiquices.

Travo conhecimentos com muita facilidade. Não são muito faladora, mas sou boa ouvinte e sou divertida. Por isso, tenho muitos conhecidos. Mas não tenho muitos amigos. Antigamente tinha um grupo de amigos. Com o passar dos anos, por circunstâncias da vida, dispersaram. Ficaram alguns e fui ganhando outros. Não são muitos, mas são de qualidade. Sou de relações profundas e duradouras, tenho a mania de me agarrar às coisas que amo e gosto de as conservar.
Os meus amigos não são amigos entre si. São pessoas bem diferentes umas das outras, completamente diferentes! Por isso, raramente saio em grupo.
Tenho uma amiga, aquela com quem convivo quase diáriamente, que é o oposto de mim. É muito gorda e é úma perua. Sempre aperaltada dos pés à cabeça, com peles, sedas, laços e cetins, colares, pulseiras e alfinetes, malas e sapatos, terrie debaixo do braço, com laçarotes nas orelhas, camisolas e ocúlos de sol (coitado do bicho!), a condizer com a dona. Formal, picuínhas ao extremo e não se atreve a dizer uma asneira. Adora compras e montras, leva horas a arranjar-se e nunca cumpre horários. Dá-me secas do c@! Somos a bucha e o estica, a lady e a vagabunda. No entanto, por muito que aos outros custe a entender, somos duas peças que encaixam. Ela é do signo gémeos.
Tenho uma outra amiga que é quase sempre olhada com desdém. Sei que lhe chamam a louca. De facto, tem comportamentos que fogem às regras sociais, na medida em não se cinge ao social e politicamente correcto, vive em constante batalha interior na busca de uma felicidade idealizada que a arrasta para uma constante amargura. Partilho com ela elevados momentos de filosofia e psicanálise, como com mais ninguém. Ela é do signo virgem.
Tenho uma amiga que é prima por afinidade. É uma daquelas pessoas a quem daria a camisa e a última migalha de pão. Que não está sempre comigo, mas que está quando faz falta ou quando sente a falta. Nunca critica, mas sabe valorizar. É com quem vou às festas, aos concertos, ao cinema, ao teatro, à praia, com que faço caminhadas ou com quem me sento simplesmente a partilhar um petisco a beber um copo e uma boa conversa. É do signo capricórnio.
Tenho um amigo, que é o irmão do meu ex-marido, com com estou quase todos os dias. Partilhamos muitas coisas. Ele ajuda-me em tudo o que pode e eu a ele. Não contamos segredos um ao outro, mas vamos contando o essêncial. Somos uma espécie de irmãos. Ele é irracional, irascível, apaixonado, bruto. Tem um feitiosinho do c@! Mas a amizade dele é incondicional. É touro.
Tenho um amigo que é a coisa mais encantadora que já conheci. É de uma ternurice espantosa. Apreciador da beleza das pequenas coisas e com uma capacidade de o dizer e demonstrar quase poética. É correcto e respeitador de tudo o que é alheio, mas profundamente divertido, intenso e completamente maluco. É com quem saio à noite para beber um copo, com quem apanho pielas, com quem partilho o meu lado mais ternurento e também o mais desordeiro. É leão.
Tenho um amigo que é uma espécie de alma gémea. Desde Há 19 anos que partilhamos poemas e fotografias, alegrias e tristezas. Conversamos muitas vezes ao telefone e de vez em quando alomoçamos juntos para falarmos da nossa vida pessoal, trocarmos fotos dos nossos filhos e da família e contarmos um ao outro dos sonhos que vão embalando a nossa vida e que nunca se cumprem. É capricórnio.
Tenho uma amiga com quem partilho um espaço comum no local de trabalho. Com ela passo algumas horas do dia, de todos os dias. É demasido faladora e má ouvinte. Deprime-se muitas vezes e fica antipática. Prestamos ajuda profissional uma à outra e dividimos coisas pessoais que raramente são muito profundas. Mas tem um papel importante para mim, sei que me quer bem e eu quero-lhe bem. É peixe
Tenho umigo com quem hoje vou beber um copo e falar as coisas mais parvas, mais sentidas, também as mais divertidas que se podem falar. É um amigo a quem não escondo pormenores, com quem posso ser aquilo que me apetecer ser no momento, ser integralmente eu ou aquela que eu quiser. Que vem a correr sempre que pensa que posso tropeçar e preciso de uma mão que me segure ou vice-versa. É muito parecido comigo. É leão.

Os meus amigos raramente se juntam. São muito diferentes uns dos outros. E quando se juntam, não sentem afinidades entre si. Mas, com cada um deles eu posso ser uma das que sou. Guardo segredos que não conto a um mas que conto a outro. Há coisas que não falo nem partilho com um, mas falo e partilho com o outro. Ás vezes até posso ser inteira, com um só deles.
Os meus amigos praticamente nem se conhecem. Eu raramente falo de um a outro, no que diz respeito a coisas pessoais. Mas conto onde estive ou onde vou. É interessante perceber como eles são todos diferentes, convivo com eles no meu dia a dia e nem se conhecem!

Tenho outros amigos, mas estes são os amigos sempre presentes.
Quanto aos signos, não sei, nos últimos anos tento perceber se as caracteristicas deles terão alguma coisa de real.
.
Bittter Sweet Synphony - The Verve

Nenhum comentário: