quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

COISAS A MODOS QUE... NEM SEI!

Foto: Nordeste transmontano
.
Tenho um amigo que se quer divorciar. Conheço-o bem. Parece-se comigo. Temos afinidades grandes. Somos leões, com quase todas as caracteristicas que um leão pode ter. Se eu ligo aos signos? Sim. Desde há uns tempos para cá, comecei a tomar atenção a determinadas coisas que antes não ligava nenhuma (andava demasiado ocupada com a vida para perceber). A titulo de exemplo:

- Tenho depressões sazonais que duram cerca de 2 a 3 dias mensais. Lembro-me de, há anos, dizer a este amigo que não sabia porquê, mas quase todos os meses tinha 2 a 3 dias em que abria as torneiras e chorava desalmadamente. Percebi que sofro de depressão pré-menstrual. A partir daí arranjei formas de a combater.

- O desejo sexual, a euforia, a maluqueira e a boa disposição ( embora quase sempre presentes), cresciam de um momento para o outro, a dada altura do mês. Percebi que era na lua cheia. Hoje não preciso que ninguém me diga que estamos na lua cheia, eu sei-o pelos sintomas.

- As pessoas possuem caracteristicas praticamente imutáveis. Os sisudos são sérios e exigem dos outros mais do que os outros lhes podem dar. Os divertidos acham graça a coisas insignificantes, são tolos e maleáveis desde que felizes e apaixonados. Os ambiciosos são mais materialistas e menos escrupulosos. Os sonhadores são depressivos e ora felizes ora tristes. Etc. Ter a percepção das caracteristicas dos outros, permite-nos lidar com eles por forma a adaptarmo-nos. É preciso perceber os sinais que nos são transmitidos na relação com os outros e determinar as características imutáveis.

Os signos dão-nos algumas, mas nem sempre correctas, dessas caracteristicas. Conheço várias pessoas do mesmo signo totalmente diferentes. Ainda assim, comecei por me interessar pelo assunto tendo em conta a minha própria personalidade.
Sou excêntrica, faço coisas que nem às paredes confesso, porém, sou discreta (morderei pela calada? Digamos que sou madura, aprendi a viver as minhas excentricidades sem que estas interfiram com a minha vida corrente ou com a vida dos outros). Sou vaidosa (também de forma discreta, gosto de estar sempre bem ainda que para mim mesma, cuido-me ao pormenor, mesmo que não se note). Sou divertida e bem humorada. Há em mim uma luz natural (que só percebi tardiamente) porque faço amizades com facilidade, porque há sempre alguém que me rodeia, que me telefona, que me namorisca, que me procura, que se senta ao meu lado (trata-se de auto-confiança e chama-se cativar). Tenho um dom natural para as artes. Comecei a desenhar com 4 anos. Aos 16 anos escrevi um romance. Enveredei por uma profissão que exige "arte e engenho", adoro teatro, pintura, cinema, música e fotografia. Sou generosa. Dar é multiplicar. Os povos antigos davam para colher. A dádiva só pode trazer fartura. É o meu lema. Sou apaixonada. A paixão é o meu leme. Quando amo, faço-o desmedida e desinteressadamente. O amor é o bem supremo que me conduz. Mesmo sem amor, nunca estou só. Um leão nunca está só. Está sempre rodeado por alguém que lhe dê amor. Percebi isso depois de me divorciar. Há sempre alguém, ainda que não haja "ninguém". Porque um leão é solitário mas não sabe sê-lo. Sou fiel, orgulhosa e determinada,

E heis que me descobri leoa, com todas as características, desde há quatro anos. E tenho descoberto nos outros leões, identicas caracteristicas.

Por outro lado, nunca tinha conhecido ninguém do signo peixes, até um dia. Apaixonei-me por um peixito. Vá-se lá saber porquê! Nessa altura não pensava muito em signos. Aos meus olhos ele era deslumbrante! Apaixonado, romântico (suspiro), surpreendente, muito sério, sonhador, de confiança, elegante em todos os aspectos, maluco, divertido, apreciador das artes, da noite, dos petiscos e copos, simples, generoso, orgulhoso e por aí fora. Mas nunca soube por onde ele andava: se estaria na Terra ou em Marte! Nunca soube o que ele queria: se me queria ou se me desprezava! Nunca soube onde encontrá-lo: se estava dentro do corpo ou se voava! Nunca pude contar com ele: hoje era assim, mas amanhã dependia do humor. Era um solitário deprimido e parece-me que não queria ser de outra forma. E eu amava-o com um certo deslumbramento que nunca entendi. Quanto mais distante o sentia mais o queria. Aquela personalidade atraía-me. Acho que nunca o encontrei realmente, que nunca o conheci, que nunca o tive comigo. Então acabei a pensar nestas coisas dos signos. Nada é absoluto ou linear, mas que há características próprias de cada signo, estou convicta que há.

Desviei-me completamente do discurso inicial. Não era nada disto que pretendia escrever, mas, enfim, não vale a pena tentar segurar as palavras e o pensamento.
.
Take it in - Hot Chip

Nenhum comentário: