quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

EXPERIÊNCIAS QUE A VIDA ME DÁ


Há tempos postei aqui uma história que tem rodado de e-mail em e-email, sobre um velhote que visitava a esposa todos os dias no centro da terceira idade, sendo que esta sofria de Alzheimer e já nem sequer o conhecia. tanto quanto me lembro, ele fazia-o porque, embora ela já não o conhecesse, ele conhecia-a muito bem.
Ora, ontem vivi uma experiência muito semelhante. Pela manhã, desloquei-me a um lar de terceira idade para uma peritagem do foro psicológioco. Enquanto o perito não chegava, fui conversando com o esposo da examinanda, um senhor de 80 anos, de boné e aspecto campónio. Era instruído, simpático e muito falador. Falou-me do seu emprego, da política, das dificuldades que atravessa para suportar as despesas do lar, do seu primeiro dia de escola, da sua infância na Beira Alta e dos ensinamentos da sua mãe de quem era admirador devoto. Contou-me dos bailaricos no Clube Recreativo e de como as velhotas o disputam para a dança. Depois contou-me como conheceu a esposa, como se apaixonou e o que fez para a conseguir namorar. "Ela era linda. Parecia uma boneca. Era tão perfeita (as mãos dele acompanham as palavras desenhando uma guitarra)! Tinha um corpo que até era pecado olhar para ele! E depois de a conhecer percebi que por dentro era ainda mais bonita. Soube logo que me ia casar com ela, antes de ela sequer pensar em mim." - Disse-me. "A minha mulher foi uma companheira maravilhosa." - Disse-o de uma forma tão intensa que até lhe rolaram duas lágrimas daqueles olhitos enrugados. "Separou-se de mim há quatro anos, quando a Alzheimer começou a atacar com força. Sinto muito a falta da companhia dela, é por isso que venho cá todos os dias. O meu filho paga-me a gasolina, porque sabe que tenho de vir."
Fiquei verdadeiramente comovida. O perito não compareceu, mas as quase duas horas que desfrutei na companhia daquele Senhor não têm preço.

.

Under a Silent Sea - Loney, Dear

2 comentários:

Unknown disse...

continua a ser uma boa experiência parar nesta estação. continuas autêntica. Para além disso, gosto das tuas escolhas musicais. Go on :)

espinhos e outras flores disse...

Obrigada Combóio Turbulento.Ainda bem que reíniciaste viagem, já sentia falta das apitadelas na estação.
Go on :)