terça-feira, 26 de janeiro de 2010

DESABAFOS




Abençoado 2010! Quem começa bem não tem razões para se preocupar. Ainda decorre o Janeiro e eu já tenho razões para cantar glórias! Assim, sim! Olé! Como dirão nostros hermanos.


Quando cheguei de férias, meti a chave na porta e logo deparei com um amontoado de coisas brancas no chão da entrada do primeiro compartimento. Mas que raio será isto? Vou ver e era estuque. Então reparei que a madeira (aquela madeira à volta da porta, colada à parede, que não sei como se chama) estava a deslocar-se e havia uma fresta de alto abaixo. Antes mesmo de arrumar os sacos (e se eu estava cansada depois de mais de cinco horas de viagem!) fui falar com o administrador a fim de saber se tinha havido obras no prédio que tivessem abalado a estrura do mesmo. Esteve aqui a observar mas não me soube esclarecer. A fenda tem vindo a aumentar e não pára de caír o estuque. Não bastando, começaram a surgir gotas de água que escorrem pela parede. Chamei cá um técnico e quis saber se seria algum cano rebentado. Disse-me que era humidade concentrada que provocava esse efeito na madeira e na parede. Ok. Antes asim!
Dois dias depois o despertador do quarto começou a roncar e nada o calava. Mexi em todos os botões, mas nada! A solução, para enfim poder dormir, foi comprar outro.
Alguns dias a seguir, depois de saír da casa de banho o puto diz-me: "Mãe vai ver o que se passa com o chuveiro, pois acho que está estragado." Estava! Tinha-se partido uma peça. Comprei-o no verão, mas enfim, coisa de pequena importância, vá-se lá saber onde guardei o recibo! Lá fui comprar outro.
Decorridos mais uns dias, entrei no carro para ir trabalhar, dei à chave e nada! Volto a dar à chave e nada! E assim vezes sem conta. A bateria pifou e teve de ser sustituída. Pronto, antes isso que o motor.
Este sábado, o puto levantou-se, foi tomar o seu banho e, de repente começou a gritar: "Ò mãe, a água está fria e não aquece." Calma, deve ser das pilhas, já as vou trocar". Mas nada, nunca mais deu sinal de vida! Chamei o técnico e pedi-lhe que também me arranjasse a máquina da roupa, pois em Dezembro deixou de centrifugar. Sim senhor, o homem fez o trabalho dele, paguei-lhe e foi-se embora. Acontece que o esquentador já não está a funcionar novamente!
Há pouco, cheguei a casa cansada e fui fazer o jantar. O grelhador é um dos meus melhores amigos. Estava a carne a grelhar enquanto fazia o arroz e ouvi um estoiro. Deu-se um apagão. Lá fui ligar o quadro e tentar perceber o que se tinha passado. O grelhador não voltou a acender! Pifou! Foda-se! Será possível?!- Pensei? Era! Mas pronto, não foi nada de grave! Pior seria se ligasse o quadro e nada se acendesse.
Ah! Já me esquecia, a semana passada, depois de um estado de guerra, o puto declarou ofialmente que me odeia. Está bem! Bem sei que os ódios da adolescência são tão quentes como o amor de estudante: não duram mais que uma hora.
Isto é uma constante! Muitas vezes refiro que sou mais azarada que o Pato Donald e nem me acreditam, mas o certo é que quem me conhece bem sabe que se um vaso caír duma janela será em cima da minha cabeça.
Há minutos o puto chamou-me e perguntou: "Mãe, acreditas em bruxaria? Tens de pensar sériamente nisso." Não pude deixar de me rir. "Acredito é que tu podes ser melhor e fazer com que os dias se tornem melhores. Isso sim." - Respondi.
Acredito no azar. O azar tem sorte comigo, encontrou-me há muitos anos e está sempre a jogar. Porém o azar também tem azar comigo, é que já estou tão habituada, que não consigo reagir de outra forma senão encolher os ombros. Que se lixe, não sei desesperar-me.
Tenho saudades de um amigo meu de Coímbra que costumava dizer que era um gajo cheio de sorte. Quando lhe perguntavam porquê ele respondia que a sorte o acompanhava porque o azar andava demasiado ocupado comigo, que como ele andava sempre comigo e o azar me escolhia, ele andava protegido. Há coisas que nunca mudam! Sempre me lembro da minha vida ser uma sucessão de factos inexplicáveis! Por outro lado, sinto-me uma sortuda, porque também estou sempre rodeada de pessoas que me amam, que me querem bem, que se preocupam comigo, que me amparam e protegem. Ás vezes nem sei explicar ou compreender como tudo se equilibra!
.
Never tear us apart - INXS


Nenhum comentário: