terça-feira, 11 de maio de 2010

PENSAMENTOS DISPERSOS

Foto: Série Primavera
.


Não tenho fé. Nunca tive fé. A fé só me visitou uma vez, quando a minha mãe faleceu e eu, na minha dor, lhe solicitei um milagre. Aconteceu, inexplicavelmente! Porém, continuei a não acreditar em deuses e nos seus supostos representantes. Todavia, penso que a fé é importante, na medida em que ela contribui, consideravelmente, para um certo equilibrio entre os homens - ajuda as pessoas a ser melhores pessoas. A fé ajuda a manter as pessoas mais humanas. Por isso respeito a fé dos outros. Se me disserem que a fé também contribui para um certo desiquilibrio entre os homens, eu direi que isso não é fé, que é fanatismo. E o fanatismo é prejudicial, como o são todos os excessos.

Eu acredito na natureza. Essa deusa que se apresenta em todos os locais e a toda a hora. Ainda ontem, depois de ter ficado apeada num lugar distante de casa, deslocava-me num automóvel, ao lado do meu mecânico, cansada e muito irritada, quando passamos por uma avenida (a 3 ou 4 minutos de casa) e atravessamos um espaço completamente verde, cheio de relva e árvores, pássaros e cães a esvoaçarem e a correm por todo o lado. Os meus olhos devem ter mudado de cor, tudo dentro de mim se acalmou completamente. A vida pareceu-me maravilhosa. Não: a vida é maravilhosa. Sei-o sempre que passo ali. No Outono chego a parar o carro para sentir o amarelo das folhas das árvores despidas, num manto espesso a cobrir o chão sob um céu cinzento. E sinto a natureza, a vida, a reciclar-se com uma beleza extraordinária! Assim nós também deveriamos proceder espiritualmente. Passo ali quase todos os dias. Há sitios destes por todo o lado. É preciso vê-los, não apenas passar por eles.

Aprendi a amar a natureza com o meu ex-marido. Um surfista adorador do mar, da terra e de todos os seres vivos (mas com uma certa incapacidade para respeitar o seu semelhante - enfim, como quase todos nós. Que a natueraza lhe perdoe, porque eu já lhe perdoei há muito tempo).

Não tenho mais tempo para escrever. Quero apenas dizer que vivo momentos de pura tranquilidade.

.
Anyone's Ghost - The National

Nenhum comentário: