quinta-feira, 15 de maio de 2008

CONVERSAS DA TRETA



Gostava de poder e conseguir entender os homens. Nunca sei que raio se passa numa mente masculina! Nunca percebi o que os move ou os motiva! Nunca soube de que massa é feita o coração de homem! Como funciona o seu cérebro!

Li um texto onde se escrevia que o homem não é ambiguo. Para um homem ou é ou não é. Não há indefinições. Ou querem ou não querem. Ou se interessam ou não se interessam. Mas então onde é que está a diferença? Isto leva-me de encontro a uma conversa que tive há dias com o meu filho. Obriguei-o a estudar enquanto eu via um filme. Na manhã seguinte, a caminho da escola ele perguntou-me que tal tinha sido o filme. Respondi-lhe que tinha gostado bastante porque para além de ser um romance, era carregado de acção, tensão, e porque, acima de tudo, retratava muito bem os homens e tudo o que eles são capazes de fazer só para darem uma queca. E a seguir soltei um pensamento em voz alta: Mas porque é que os homens são assim? Porque é que são capazes de tudo por uma queca?" E o puto respondeu-me: "Olha mãe, porque nós temos objectivos. ok? E porque nós somos objectivos. Ok?" Perante esta resposta, não tive argumentos! Mas esta mesma resposta, partindo de um puto de 14 anos deixou-me a pensar sériamente. Já não tenho dúvidas, os homens funcionam mais ou menos todos segundo um padrão, começam a segui-lo em tenra idade, não sei se é natural ou se treinam para isso.

O meu sobrinho tem 12 anos apenas. E a frase que tem no messenger é esta: "Enquanto não encontro a garota certa, vou-me divertindo com as erradas." É uma bela frase, sem dúvida. Meti-me com ele e respondeu-me: "Então tia, não se pode perder tempo. Supõe tu que eu nem encontro a gorota certa!" Melhor resposta ainda. Concordo plenamente. Mas não pensei que um puto desta idade já tivesse pensamentos destes!

De facto os homens são espantosos! Admiro-os pela, não direi frieza, mas leveza com vivem. Tenho quatro grandes amigos de longa data, homens que fazem parte da minha vida, pois são eles que a valorizam. Partilhamos grandes momentos, segredos, sentimentos, alegrias e muitas horas de cavaqueira frequente, há anos. E eu continuo a dizer-lhes: "Juro que não compreendo os homens!"

.

Rebelion - Arcade fire.

Nenhum comentário: