terça-feira, 13 de maio de 2008

RETRATADA

Chuvisca aqui e ali, por breves minutos. Chusvisca, por vezes, dentro de mim, mas nem sempre!

Dizem que sou forte. Que nada me abate. Que não tenho muros nem paredes intransponíveis! Dizem que sou lutadora. Que enfrento tempestades. Que não tenho adversários imbatíveis! Dizem que sou persistente. Que nunca desisto. Que não tenho costas capazes de se voltarem a qualquer situação!

Há tempos, disse a um amigo de longa data, que amdureci, que encaro a vida com outra postura, que aceito as coisas maravilhosas que me são oferecidas com o máximo prazer, mas que me afasto das coisas perdidas, sem grandes lamentações e sem perdas de tempo, aceitando o facto de as ter perdido. Mas ele não acreditou! Pensou que eu brincava! Nem aceitou o facto. Tive de mudar a conversa, não fosse perder um admirador por falta de compreensão, ou de capacidade para me fazer entender.

É certo que sou demasiado impulsiva. Que rio insuportávelmente por tudo e por nada. Que arranjo soluções quando tudo parece irremediávelmente perdido. Que tenho sempre uma música para dançar no meio da tempestade. Mas, por Zeus! alguém conhecerá as minhas fragilidades! Alguém saberá do medo que tenho que o céu me caia na cabeça! Do medo de envelhecer e não mais ser amada, de ficar sózinha! De não conseguir subsistir ou sustentar aqueles que dependem de mim! De não sobreviver a uma doença ou a uma perda!

Hoje de manhã cedo, fui a pé para o trabalho. Bem arranjada, sorriso enorme nos lábios. Normalmente desloco-me de carro, mas como a gasolina encareceu... e dou por mim a ser cumprimentada pelas pessoas que se cruzavam comigo. Mas de onde conheço este? Quem é esta? E estes? Não importa! É o sorriso que importa. As pessoas viam-me sorrir e pensavam que era um cumprimento, pelo que retribuiam muito agradávelmente. A boa disposição não se deve a nada em concreto, nem a facto algum em especial. É um estado de espirito que tenho vindo a alimentar. Os medos estão cá, mas a minha vida não melhora por os fazer sobressair. Nem eu me torno mais bonita com ar melâncólico. Nem vou ser amada só porque o desejo. Nem vou fazer crescer o dinheiro na conta bancário se o regar. Nem vou mudar o mundo só porque quero.

Um dia de cada vez, e já é tarefa suficiente. Um sorriso sempre, até quando parece impossível.
.
Bon Jovi - muitas - hoje, todas quantas consiga ouvir

3 comentários:

SéRgio disse...

Bigado pela visita....
Tenho outro blog...secreto......:)

Anônimo disse...

há quanto tempo não privo com as tuas palavras, é estranho e ao mesmo tempo aproximante, de outras realidades, tenho saudades de ler, e , não ter tempo, mas obrigado na mesma...

bjo, xeltox

espinhos e outras flores disse...

Eu é que agradeço estas visitas simpáticas e sempre encantadoras.

Xeltox, para quando o prazer de te ler novamente? O teus textos maravilhavam-me... lembras-te? Aguardo ainda...
Volta sempre. Bjo