quinta-feira, 4 de março de 2010

EXPERIÊNCIAS QUE A VIDA ME DÁ



No dia 2, enquanto me entretinha aqui a postar, comecei a sentir umas dores abdominais crescentes. Depois uma vontade de vomitar. Caí de joelhos em frente à sanita enquanto tentava perceber o que me estava a acontecer. No primeiro post estava normal, no terceiro já estava com febre. Em duas horas eu tornei-me uma estranha! De repente percebi que era o meu rim direito a meter-se comigo. Fiquei em pánico! Na primeira quinzena de Setembro do ano passado, que aqui está em branco, tive uma infecção no rim direito que me deitou por terra. Agora sabia que era a mesma coisa. E duas vezes em tão pouco tempo, não é bom sinal!


Arrastei-me até à banheira, tomei um banho. Vesti-me e fui, muito devarinho, ao mini mercado da rua comprar comida feita para o miudo. Depois fui ao escritório, organizei algumas coisas, fui buscar o miudo e disse-lhe que ia ao médico. A médica mandou-me para o Hóspital Garcia de Orta. Fui a casa, dei dinheiro ao miudo, fiz-lhe mil recomendações e disse-lhe que não sabia a que horas regressava, que até podia ter de ficar lá.


Preparei tudo como quem se prepara para o pior. E então lá fui devagarinho, a torcer-me com dores, agarrada ao volante e pensar que estava fodida: "com a sorte que tenho, o mais certo é perder o rim!"


Cheguei à Urgência eram cerca das 21H00. Fiz a inscrição e uns telefonemas e segui logo para a triagem.

Eram 9H12 da manhã quando me chamaram. Não, não é mentira é mesmo verdade. Mais de 12 horas de espera, a noite toda, numa sala cheia de gente, suja (porque as pessoas são porcas) e fria. Estava com febre e muitas dores. As cadeiras eram de plástico e muito desconfortáveis. Durante esse período não vi um técnico de saúde dirigir-se à sala para saber do estado dos doentes. tive de socorrer-me de medicamentos que eu própria levei de casa para controlar a temperatura. E as vezes que tentava entrar a pedir explicações vinha o segurança e impedia-me. Às 3H00 pedi o livro de reclamações e fartei-me de escrever. Às 8H30 entrei por ali a dentro e exigi explicações.

Nunca pensei ser possível ter condições tão desumanas, precisamente no sítio onde deveriamos ser aconchegados e tratados. Pela manhã tremia de frio e de dores e a tensão arterial tinha disparado. Estava bem pior do que quando entrei! E não era a única!


É este o país que temos!


Uma vez lá dentro, fizeram-me análises, deram-me injecções e espetaram-me a soro num espaço a que chamam a box. Havia pessoas, como eu, sentadas em cadeirões, com agulhas nas mãos e braços, macas que entravam e saím com doentes a gemerem. Pessoas de batas brancas, azuis e amarelas a movimentarem-se frenéticamente para todo o lado. Nunca gostei das séries com hóspitais, são deprimentes, apesar dos enredos com quecas e romances à mistura, agora muito menos.

Travei conversas engraçadas e interessantes com uma senhora do voluntariado, com uma doente e um velhote. Aproveitei para me apaixonar momentaneamente por um dos médicos e trocar piropos com um admnistrativo. E, claro, trocar msgs, à socapa, com um estranho admirador de quem, possivelmente, falarei nos próximos episódios.


Tive alta ao final do dia. O rim ainda cá está e já estou melhor. Depois do tratamento deverá voltar ao seu normal funcionamento. Ufa!


Penso que nunca mais esquecerei a noite que passei ali!

4 comentários:

Anônimo disse...

Espinhos:


Espero sinceramente que estejas melhor. Sei o que são dores de rins, não desejo a ninguém!!! Uff!

Bem, os hospitais são fantásticos, eu passei por algumas experiências identicas no não menos melhor Hospital de Faro, um must!
Não gosto de séries sobre locais de dor e sofrimento e questiono-me desde há muito, porque não fazem séries sobre professores, lol.


Boas melhoras e bebe muita água.

Beijos, Xeltox.

comboio turbulento disse...

excelente golpe de rins!:)
Excelente música também. Go on

espinhos e outras flores disse...

xeltox,

Obrigada. Estou a beber muita água. Se bem que hoje apetecia-me vinho, uma piela.

Beijos-

espinhos e outras flores disse...

Combóio Turbulento.

Só tu para me fazeres rir quando o que me apetece é chorar.
O teu último post está magnifico.
Go on.

Beijos.