sábado, 13 de março de 2010

SEDUÇÃO


Se é embaraçoso passar por um grupo de trolhas (os trolhas que me desculpem, se quiserem) e ouvir aqueles piropos do costume, mais embaraçoso será estar a falar com um homem, que em vez de tratar a mulher pelo nome a trata por "boazona", "apetitosa" e coisas afins, quando entre ambos não existe intimidade ou cumplicidade para tal. A questão que se impõe de imediato é: "Terá cérebro ou uma pedreira?" Quem sentirá atracção por uma criatura que exibe tal mediocridade? Por Zeus! A sedução exige elegância.

Não menos embaraçoso é uma mulher estar a conversar com um homem que conheceu à pouco tempo, e ele, como quem não quer a coisa, vai passando uma mão na cintura, depois outra no ombro, prende-lhe as mãos com alguma insistência e respira baforadas para cima dela. A questão que se impõe é: "Queres vestir o capuchinho vermelho ou dar já o golpe fatal no infeliz do lobo?" Não há atracção que não desfaleça perante o massacre. Ho god! A sedução exige postura.

Intrigam-me os homens cuja técnica de sedução é a do velho e extremo cavalheirismo! Abrem-lhe a porta do carro, puxam-lhe a cadeira, oferecem-lhe flores, carregam-lhe os sacos e depois, na hora da verdade: "Queres ou não queres?" - Pergunta-lhe ele com alguma frieza de modos. Se ela responde que não, ele indigna-se e deixa cair a camuflagem. "Não! Que idiota que eu sou! Faço tudo isto e a final não queres!?" E se a mulher lhe responde que para se conhecerem, as pessoas têm de conviver e que só o convívio permitirá a uma pessoa saber se quer ou não quer (a menos que sinta uma atracção instantânea e irremediável), o cavalheiro responde: "Então olha, apanha uma boleia que eu vou-me embora e sozinho." Mama mia! Sem comentários!

A sedução exige sobretudo naturalidade, algum calor e tempero, agradabilidade e bons modo, um certo mistério e fantasia e o tempo certo de cozedura. Mas claro que ser natural, para alguns, é ser naturalmente imbecil! Não há nada a fazer! E despois queixam-se que são mal sucedidos! Pois são!

Tenho uma coisa como certa, a essência das pessoas raramente muda.
.
Loose fit - Happy Mondays

Nenhum comentário: