sexta-feira, 20 de maio de 2011

BLEED FROM WITHIN



Os Escoceses Bleed From Within afirmam-se cada vez mais como um dos nomes fortes do metalcore.

Imagem

No dia 29 de Abril deram um concerto em Setubal. Nesse dia acamparam oito adolescentes na minha casa e foi, também para mim, apesar de não ter estado no concerto, uma noite inesquecível. Tive de cozinhar para toda a malta e passei a noite em viagem para cá e para lá a transportar os jovens empolgados. Eram 6H00 da madrugada ainda estavam a comer e espalhados por todos os compartimentos da casa, uns nas camas outros em camas improvisadas no chão e eu lá me arrumei no sofá. Eis a malta aqui em baixo numa fotografia que tiraram com o vocalista, no final do concerto. Giros não são? São, sem dúvida. Alguns já os conheço bem, acamparam cá em casa aquando da festa do Avante, também aparecem de vez em quando e gosto muito deles. O meu filho é o mais à esquerda de tshirt preta e verde, o vocalista escusado será dizer que é o jovem do centro com o gorro cinzento. Não, não é uma montagem. O grupo é sempre muito interactivo com os fâns o que os Torna muito acessíveis e adoráveis.


Quanto ao vídeo acima, é o mais recente da banda, é oficial e tem uma particularidade - daí esta postagem - tem imagens do concerto de Setubal e bem a meio do vídeo aparece o meu filho com o microfone na boca a cantar. Claro que isto é uma excitação para o rapaz (é que ele tem a mania que é vocalista de metal, mas só ainda anda nos treinos com uma banda qualquer que  praticamente ninguém conhece - ele mata-me se lê isto!), não se cala com o assunto! Compreendo-o, afinal é o meu filho. Eheheh...

"Da Escócia vieram os Bleed From Within. Tendo tocado com The Black Dahlia Murder, Caliban, Soilwork, entre outras, os Bleed From Within são uma das bandas emergentes do metal underground internacional. Claro que ainda não podemos compará-los a uns Lamb Of God ou Architects, mas a sua qualidade vai fazê-los lá chegar, certamente.
Havia muita expectativa em redor do concerto de Setúbal. Muitas pessoas vieram de bem longe para assistir a este concerto, e acredito que não tenham ficado decepcionadas.
Apesar da curta setlist, os Bleed From Within “partiram a casa toda”. A energia do jovem vocalista (Scott) era demasiado contagiante. Os constantes breakdowns eram viciantes e completamente bem encaixados. A energia global da banda demonstra claramente porque são cada vez mais um nome forte por essa europa fora. O vocalista interagiu todo o concerto com o público, tendo convidado até um fã para o palco para cantar com ele. Toda a banda estava numa completa onda de energia, com imensa vontade de partir a casa, de agitar Portugal, desta vez representado por Setúbal.
A setlist foi curta, mas a dedicação dos músicos valeu todo o dinheiro do bilhete. Ao vivo os Bleed From Within são insanos, repletos de energia. O seu metal está bem vivo e corre tão bem pelos seus instrumentos. Quem lá esteve não vai esquecer.
Setúbal afirma-se cada vez mais como um ponto cultural de enorme importância. Seja por concertos exclusivos com bandas internacionais, seja por concertos de bandas habituais com imenso talento. A verdade é que a força e o valor de Setúbal têm sido cada vez mais reconhecidos lá fora, enquanto que cá dentro muitos parecem não dar valor. O facto deste concerto não ter sido promovido pela imprensa da cidade é algo que ainda me ultrapassa. Alguns dirão que é uma banda de metal underground e então não suscita interesse pela imprensa. A verdade é que Setúbal recebeu uma das bandas internacionais de Metal que tem cada vez mais fãs pelo mundo fora e que se tem tornado um nome forte por todo o lado. Só por isto já é motivo de orgulho."

Texto por João Miguel Fernandes

Nenhum comentário: