sábado, 4 de setembro de 2010

PORQUE OLHAS O CÉU?


Vim a casa preparar comida para os putos, eles destrinçam tudo o que encontram mas, por incrível que pareça, puseram as coisas mais ou menos em ordem! Que alívio!

O meu amigo vive numa pequena quinta junto à serra da arrábida. Tem árvores de fruto, galinhas, cães e gatos. Tem duas pessoas que, pela manhã lhe cuidam do pomar, da horta e dos animais e, à noite, tem a lua sobre o telhado.
O acesso à quinta é um caminho de terra. Eram quatro horas da madrugada quando chegamos a casa. A noite ali é imensa. Não há carros a passar, nem pessoas, apenas o barulho dos cães e dos grilos, e o cântico histérico de um galo que gosta de se fazer ouvir. Ele agarrou em duas cadeiras que colocou debaixo de uma tangerineira. Sentamo-nos de frente para a lua. O gelo tilintava nos copos e os cigarros ardiam nos dedos.
- Gostas tanto de olhar o céu, este é o céu que te ofereço hoje. - Disse-me ele.
Por momentos fiquei sem palavras. Não é fácil descrever a beleza de um momento.
- Que procuras tu no céu se o que te pode fazer feliz está na terra? - Perguntou.
Antes que eu pudesse responder, a gata subiu-me para o colo e, de um momento para o outro mordeu-me a mão e arranhou-me um braço. Aquela gata nunca gostou de mim!
...

Deixo uns poemas cuja autoria desconheço:

O ladrão
deixou-me
a lua na janela.

...

A sombra (fado)

se a noite escura demora
cativa dentro do peito

pressinto quando me deito
a voz de alguém
que hoje não vem
e mora em mim a toda a hora
falando grave e escondida
por entre as coisas reais
suspende a força da vida
e não é ninguém: ah, não é ninguém
somente sombra e nada mais
porém a voz que se ouvia
morre com a noite no cais
e o sol agora me alumia.
.
Dreaming of you - The Coral

Nenhum comentário: